As Grandes Mulheres da Informática



      Nem só de homens viveu a história da informática, grandes mulheres também fizeram história e trouxeram muitos avanços e contribuições para essa tecnologia. Um bom exemplo foram as 'garotas do Eniac' (foto acima), um pequeno grupo responsável por programar o Eniac, pois este computador precisava de ajuda humana para funcionar, e essas mulheres, Betty Snyder, Marlyn Wescoff, Fran Bilas, Kay McNulty, Ruth Lichterman e Adele Goldstine eram literalmente chamadas de "computors" em tradução livre "computadoras", pois exerciam essa exata função, computar e calcular com exatidão para garantir que o Eniac o fizesse também.

     A irmã Mary Kenneth Keller foi a primeira mulher a receber um doutorado em ciências da computação em 1965 na Universidade Washington. Ela contribuiu muito ao criar uma linguagem de programação chamada BASIC, que tinha a finalidade didática em oficinas de informática. Foi ela que viu o grande potencial dos computadores no aprendizado, pois sempre trabalhou nessa área.

Irmã Keller

     Grace Hopper, primeira mulher a se formar na Universidade de Yale, com Phd em matemática, participou da criação de diversas linguagens de programação. E foi ela que popularizou o termo 'bug' usado até hoje quando algo em um programa da errado, pois uma vez ela teve um problema de processamento de dados, que estava sendo causado por uma mariposa que tinha entrado no meio dos sistemas, e ela removeu o inseto e tudo voltou a funcionar. Bug vem do inglês que significa inseto.

Grace Hopper

     Durante a corrida espacial, evento no qual os EUA e a União Soviética disputavam quem chegaria a lua primeiro, que resultou em grandes avanços tecnológicos principalmente dentro da NASA. Onde havia três figuras escondidas, três mulheres que trabalharam muito, que estudaram muito e trouxeram avanços que são memoráveis, que foram uma evolução para a época. são elas:
  • Katherine G. Johnson, física que começou na Nasa em 1953, era responsável pelos cálculos de voos espaciais. Ela trabalhou no projeto Mercury, que levou o homem pela primeira vez ao espaço e o famoso projeto Apollo 11 que levou o homem para a lua.
  • A matemática Dorothy Vaughan, foi chefe da West Area Computers, grupo apenas de mulheres negras e matemáticas que exerciam função parecida com a das 'garotas do Eniac'. Dorothy foi a primeira supervisora negra da NASA, numa época de racismo e segregação no país. 
  • Mary Jackson foi a primeira engenheira negra da NASA em 1958, e lutou muito para conseguir isso. Ela influenciou muito na contratação e promoção das mulheres no ramo da ciência, engenharia e matemática na agencia espacial americana.



Dorothy Vaughan, Katherine Johnson e Mary Jackson respectivamente.

Descubra Mais sobre elas Aqui.











Comentários

Postagens mais visitadas